Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota da Casa Civil

    Publicado por Casa Civil
    há 14 anos

    Sobre a matéria ("Crédito a imóveis 'engorda' o PAC"- O Globo - 04.03.2010), a Casa Civil esclarece:

    1. O financiamento de imóveis novos e usados, por bancos públicos e privados, estava previsto entre as ações do bloco de Habitação do PAC desde o seu lançamento, em janeiro de 2007. O documento de lançamento do PAC registra: "O aumento do crédito é parte vital do desenvolvimento econômico e social. (...) O objetivo para os próximos anos é continuar a expansão, sobretudo do crédito habitacional e do crédito de longo prazo para investimentos em infraestrutura."

    2. As ações de Habitação e Saneamento foram incluídas no monitoramento do PAC a partir do segundo relatório (setembro de 2007), após a seleção dos projetos. Na página 51, o primeiro quadro informa que "1.198 ações recentemente definidas passarão a ser monitoradas", entre as quais 881 de saneamento e 303 de habitação. Neste balanço foram apresentados quadros com os critérios de seleção, distribuição regional dos recursos e previsões de investimentos. Nas páginas 122 e 123 aparecem informações sobre financiamento habitacional à Pessoa Física e do SBPE. Todos os balanços seguintes também apresentam estes dados.

    3. A partir do 6º balanço (janeiro de 2009) os relatórios passaram a incluir informações sobre as ações concluídas do PAC. Neste e também no 7º balanço (maio de 2009), os dados sobre a evolução da situação das ações monitoradas não incluíam as ações de Habitação e Saneamento, conforme indicado nas fichas dos relatórios.

    4. A partir do 8º relatório (setembro de 2009), as informações sobre financiamento habitacional à pessoa física e do SBPE passaram a integrar o balanço das ações concluídas.

    5. A matéria acusa o Governo de distorcer os dados de ações concluídas. A verdade é que o balanço ficaria, sim, distorcido caso não fosse considerada a realização desses financiamentos, uma vez que esses recursos estão computados no valor global do Programa.

    Assessoria de imprensa da Casa Civil - PR

    4 de março de 2010

    • Publicações291
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-da-casa-civil/2105241

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)